Xale Inspiração – vamos começar!!!

Estou bem feliz de estar aqui começando os trabalhos do TJ do Xale Inspiração. Primeiro eu queria dizer que para mim é uma alegria imensa estar fazendo. Primeiro, porque nunca pensei que fosse receber tantos elogios de tantas pessoas espetaculares pelo mundo do tricô. E segundo, porque muitas pessoas toparam fazer essa brincadeira comigo.

Também não posso deixar de agradecer à Círculo, ao site Tricoteiras e, claro (!), a Paula Nina.

Mas chega de blá blá blá e vamos começar logo este TJ.

Quem ainda não fez o download da receita pode fazê-lo aqui.

Vamos às explicações. Eu não vou colocar a receita inteira aqui, mas existem algumas partes que merecem alguns esclarecimentos.

O xale Inspiração é tricotado do pescoço para a cintura. Ele é tecido com dois lados (ou seções) iguais e espelhados. Por esse motivo, os gráficos A, B e C são identificados em sua parte superior com ‘lado direito’ e ‘lado esquerdo’. Dessa maneira os desenhos se formam “para fora do trabalho”.

Também no gráfico e na descrição dos pontos está sinalizado o ponto central do trabalho.

Nos três gráficos não estão contados os três pontos de borda em cordões de tricô (sempre feitos em meia).

O gráfico A tem sete repetições e para ficar justo para todo mundo só poderá participar do sorteio quem fizer as sete repetições e enviar a foto das repetições do primeiro gráfico finalizado até dia 18.07 (além, lógico, de enviar a foto do trabalho concluído até dia 29.07).

Os gráficos são tecidos da direita para a esquerda, seguindo a sequência dos números. O gráfico é mostrado com se estivéssemos vendo o direito do trabalho.

Instruções:

OBS.: Algumas pessoas que vão participar disseram que nuca haviam feito um xale. E talvez esse começo, para quem não trabalhou com este tipo de peça, possa gerar algumas dúvidas, por isso, fiz algumas fotos do esquema. (Estou preparando também um vídeo, mas devido um problema da câmera não consegui terminá-lo a tempo)

Como se começa este trabalho?

Monte 3 pontos e trabalhe 6 carreiras em ponto meia.

Gire o trabalho em 90 graus.

Utilize as bordas da carreira e levante três pontos e tricote.

Gire novamente o trabalho em 90 graus levante mais três pontos e tricote.

Você terá 9 pontos.

Na carreira seguinte você vai trabalhar 3 pontos em meia, 3 pontos em tricô, 3 pontos em meia. (avesso)

Na próxima carreira, tricote 3 pontos em meia, tricote o próximo ponto em meia pela frente e por trás (dois pontos num mesmo ponto), 1 meia, tricote um pontos em meia pela frente e por trás, e finalize a carreira com 3 meias ( total – 11 pontos) (direito)

Volte o avesso: 3 meias, 5 tricôs, 3 meias (11 pontos)

1ª carreira: 3 meias, coloque um marcador, 1 laç, 2 meias, 1 laç, marcador, 1 meia, marcador, laç, 2 meias, laç, marcador, 3 meias (15 pontos)

2ª carreira: 3 meias, todos os pontos em tricô até o último marcador, 3 meias

Repita as carreiras 1 e 2 por mais três vezes, até atingir 10 pontos entre os marcadores, exceto no ponto central. (total 27 pontos)

Terminado esta parte seguimos para os gráficos.

A partir daqui é possível seguir a receita pelo gráfico ou pela descrição dos pontos no arquivo em PDF.

Algumas pessoas ficaram com medo de não conseguir terminar o xale a tempo. Não se preocupem que dará tempo, sim! Para as amigas que estão fazendo diversos trabalhos de tricô ao mesmo tempo, eu daria a seguinte dica: faça uma repetição do gráfico por dia. Quando você menos esperar você vai ter feito as sete repetições e ainda não vai ser dia 18.

Vamos estabelecer este post como o espaço para tirarmos dúvidas sobre o começo e o primeiro gráfico do xale, ok? Então, caso as dúvidas apareçam, não deixem de escrever aqui.

Já ia esquecendo, quem puder fazer o link da receita no Ravelry… aqui está o link.

Advertisements

11 thoughts on “Xale Inspiração – vamos começar!!!

  1. oi Iris, estou começando o meu xale agora..e na 1a.carr. onde tu diz 16 pts eu tenho 15..e contei aí nos teus tbém(pela foto) e tem 15….certo ´15 pts né?
    achei lindo teu xale e vou fazer o meu com linha Bella da Pingouin.
    abraços,
    Rebeca.

  2. Comecei a fazer o meu, com fio Anne da Círculo (Branca), não pude sair para comprar lãzinha (estou com pé imobilizado e dependo de outras pessoas para sair rsrsrrs). Obrigada pela atenção, bjs

Deixe seu comentário:

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s